segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Publicidade enganosa

Vamos falar do machismo na publicidade. Sim, na publicidade, marketing e afins. Porque já me sinto cansada. Minha gente as mulheres estão cansadas, fartas, sem paciência.

A razão e motivação de todo o meu descontentamento é que hoje ao abrir o e-mail recebi publicidade de uma marca de roupa muito conceituada (até aí tudo bem. Isto não é algo que nos acontece todos os santos dias?). E, por sua vez, essa marca destaca-se maioritariamente pelo design de roupa desportiva. Surf, running, Yoga, escalada, etc e tal. Qual não é o meu espanto quanto ao abrir o email vejo duas imagens que se contrastam: de um lado um rapaz a surfar uma onda gigante (adrenalina, diversão, liberdade... estão a acompanhar?) e do outro lado oposto uma rapariga (mulherão) em bikini bastante reduzido quase que a rebolar na areia... Percebem até onde vai a minha frustração? Porque mais uma vez o desporto como sentido de aventura, prazer, superação de limites, contacto e união com a natureza fica associada só e apenas aos homens. Por seu lado, a mulher (e apesar de este tema já ter sido debatido inúmeras vezes) continua a ser símbolo de sexualidade e nudez. Aliás, quer parecer-me que a mulher apenas vai à praia para exibir o seu corpo escultural e "fingir" que se diverte. Sim senhores do marketing é mesmo essa a ideia que vocês transmitem com essa vossa publicidade agressiva e de certo modo perversa.

Qualquer mulher e/ou rapariga que olhe com olhos de ver as imagens que eu vi apenas se pode sentir triste e complexada. Aquela imagem de uma mulher super sensual na praia, com os cabelos super cumpridos e cuidados, os glúteos tonificados e barriga totalmente definida são uma imagem irreal do corpo feminino. Cada mulher tem o seu corpo e sempre que tentamos caminhar na aceitação da nossa barriga que apesar de não ser tonificada continua a ser linda, dos nossos cabelos rebeldes, do nosso tamanho 38 de calça, há sempre alguém ou "alguéns" que tentam interferir negativamente nesta nossa visão.

De uma vez por todas: o desporto como actividade física, suor e satisfação não é exclusivamente feminino. De uma vez por todas: a mulher não é apenas símbolo de sexualidade. De uma vez por todas: a mulher tem direito a ser amada pelo que é e não por aquilo que idealizam que seja. De uma vez por todas: a mulher tem direito a ir a uma loja que tenha o seu tamanho - a roupa é que tem de se adequar ao seu corpo e não o inverso. De uma vez por todas: a mulher tem o direito de ser o que é e ser feliz e sentir-se bela com isso.

Publicidades e marketings que se interessam apenas por modelos da Victoria Secrets um manguito para vocês :)

Claúdia

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