sábado, 16 de dezembro de 2017

Por que sem açúcar?

Em Abril de 2016 dei entrada no hospital demasiado doente, onde me foi diagnosticado diabetes tipo 1. Na altura guardei para as últimas a decência e coragem para me dirigir ao hospital... Apesar das dores musculares horríveis, de ter uma sede insuportável (bebia aproximadamente 5 litros de água por dia), uma fome louca por açúcar e mesmo passando a vida a comer pesava 47kg (ainda hoje me questiono como me deixei chegar a esse ponto).

Hoje em dia não mais tomo insulina, porque pelos vistoso que eu tive foi um virus que desencadeou a diabetes e não a diabetes propriamente dita... A verdade é que entrei no dia 26 de Abril com 669 de glicemia, muito perto de entrar em coma e após ter ficado internada, uma grande parte de mim mudou nesse dia. Nomeadamente a forma como olho para a vida e a forma como me alimento. Dizem que quando passamos por uma situação proxima da morte temos tendência a "redescobrir" o brilho e a alegria de viver, não é verdade? Pois bem, eu posso afirmar convictamente que é de todo verdade.
Contudo, não é sobre a diabetes que me proponho a escrever hoje, mas sim uma das grandes mudanças que esse sintoma trouxe à minha vida: açúcar. Ou melhor: sem açúcar. Sou totalmente franca, de inicio foi muito mas muito difícil. Inconscientemente o meu corpo estava já muito familiarizado com alimentos processados cheios de glicose (bolachas, pipocas, bolos e até café) e sofri muito de alterações de humor inicialmente. Atenção, eu sempre tive uma alimentação minimamente cuidada, sem exageros, contudo e tal como a maioria de vós, não me privava de uma doce de quando em vez assim como duas colheres no café de forma a dar sabor. Tudo isto mudou.

Hodiernamente não consigo beber café sem açúcar :) muitas vezes me pergunto como antes era capaz de tomar, porque na verdade agora sei o verdadeiro sabor do café e garanto que sabe 1000 vezes melhor! Deixei de lado as bolachinhas e optei (sempre de forma gradual, na medida em que todo este processo é bastante agressivo para o corpo) por frutos secos, papas de aveia, muesly com iogurte e fruta - muita e muita fruta! Bolos só mesmo caseiros e em ocasiões especiais e podem acreditar que o meu corpo hoje não sente falta. Sim, se sentir o cheiro recordo o delicioso saber, todavia apenas isso, recordação e não desejo.

Como referi inicialmente, hoje não tenho de seguir nenhuma restrição alimentar, porém mantive esta dieta e duvido que algum dia vá alterar. Porque? Porque me sinto bem melhor com o meu corpo, mais saciada após as refeições, raramente sinto fome e picos de energia e, sobretudo, porque agora sei o verdadeiro sabor dos alimentos naturais e e orgânicos e... adoro :) Ah, e a minha pele, dentes e cabelo ganharam outra vida. Saudáveis, respiram saúde e não "sangram" mais :)


Claúdia


P.s - também fiz a troca do pão branco pelo pão de centeio ou integral e substituí a manteiga convencional pela manteiga de amendoim. O manjar dos deuses ao pequeno almoço :)

Sem comentários:

Enviar um comentário