domingo, 24 de dezembro de 2017

Como eu economizo

Sempre que chega esta altura do ano é frequente haver uma introspecção sobre tudo aquilo que sucedeu durante todo o ano e, como não podia deixar de ser, uma lista sobre as resoluções que cada um se propõe e realizar (ou tentar atingir vá) no ano que aí vem.
Deixarei a minha lista para um outro post... Contudo, e como bem sei que há um item que é bastante comum em todas as listas, escreverei um pouco sobre ele: reduzir custos. Este item pode ser explicado por variantes infindáveis, tais como: poupar dinheiro para fazer uma viagem, porque recentemente fiquei sem trabalho, porque me vou casar ou sair da casa dos pais para ir viver sozinho (ou acompanhado), etc e tal. Por isso, e antes que o dia avance e com ele traga a consoada de Natal vou deixar alguns dos meus "truques" que me dão possibilidade de guardar uns trocos todos os meses.

(mais uma vez alerto: tudo o que escrevo é baseado na minha experiência pessoal)

Requisitar livros na biblioteca

Lembro-me que cheguei a um ponto que tinha mais de 100 livros na estante do meu quarto (que já não existe) que se tornou mais sensível devido ao peso. E menos limpa devido ao pó que surgia do papel todo acomulado e de não mais reler a maioria dos livros. Doei todos os meus livros a amigos e familiares e hoje em dia utilizo o meu cartão da biblioteca para manter o meu amor pela leitura. A história que consiste em cada bom livro deve ser partilhada e não apenas acomulada nas prateleiras :)
Levar sempre comigo lanche e almoço para o trabalho e snacks sempre que vou passear
Esta é fácil e penso que todo o mundo compreende e é possível fã. Para além de ser mais saudável (normalmente), levarmos connosco o nosso almoço/jantar e lanche para o trabalho ou para um passeio é um excelente mealheiro todos os meses.


Substituir champô + gel de banho + creme hidratante por sabão de barra e óleo de amêndoas doces

Ok, ok esta sugestão pode não convencer a maioria, todavia posso apenas justificar em minha defesa que antes da substituição gastava aproximadamente 15 euros de 2 em 2 meses e agora gasto 3 euros no mesmo espaço de tempo. Vamos a contas? :) Para tudo o mais, hoje o meu cabelo e a minha pele não sangram :)

Faço a minha própria depilação + buço +  sobrancelha = 20 euros na minha conta todos os meses

Substituí guardanapos de papel assim como lenços por pano. Apenas. Mais ecológico, menos desperdício, mais higiénico

Roupas, electrónicos e variados em segunda mão

Já confessei mais do que uma vez que sou fã destas lojas. A qualidade na maioria das vezes é superior ao que encontro nas lojas ditas "comerciais" e em relação à roupa é simplesmente fantástico. As roupas que comprei em 2ª mão deixam-me contente sempre que as visto e quando as olho com maior atenção consigo ver em cada uma um pouco da história da pessoa que a usou antes. P.s - o meu telemóvel também é de 2ª mão e nunca me trouxe problemas :)

E vocês? Como fazem para economizar dinheiro diariamente?

Claúdia

Sem comentários:

Enviar um comentário